domingo, 5 de setembro de 2010

Branding 3.0


Dentre as oito metas traçadas pela ONU para o milênio, destacam-se a garantia da sustentabilidade ambiental e o estabelecimento de parcerias mundiais para o desenvolvimento. Nesse contexto, é cada vez maior o número de setores que vêm se estruturando para fazer avançar as práticas de responsabilidade social. As experiências demonstram a crescente preocupação dos empresários que desejam a sustentabilidade dos seus negócios no longo prazo.

Um dos grandes motivadores é a pressão que muitas empresas vêm sofrendo do mercado externo para manterem altos padrões de respeito ao meio ambiente e aos direitos humanos, provocando, assim, transformações significativas nos procedimentos de trabalho, caracterizadas por modernização dos equipamentos, inserção tecnológica e práticas menos prejudiciais ao meio-ambiente.

Tais iniciativas são fundamentais para fomentar as exportações ao mesmo tempo em que revela para a sociedade uma gestão mais transparente sobre suas formas de atuação e de suas cadeias produtivas, possibilitando que o consumidor identifique artigos/serviços produzidos com respeito ao meio ambiente e aos direitos humanos.
Cabe destacar que, em diversos países, cresce o número de consumidores preocupados com a sustentabilidade e que optam por comprar produtos que agregam padrões sustentáveis em sua cadeia produtiva. Entretanto, políticas sustentáveis voltadas apenas para melhoraria da imagem não geram credibilidade e nem conquistam o respeito dos clientes. Pesquisas demonstram que, embora as ações de sustentabilidade sejam vistas com bons olhos pela sociedade, poucas empresas são reconhecidas como efetivamente “verdes”. Na maioria das vezes, as ações são interpretadas como meras campanhas de marketing.

A nova lógica de relacionamento com consumidores requer mudança de postura das empresas, exigindo seriedade no tratamento das questões de sustentabilidade, as quais devem ser consideradas no planejamento estratégico, necessitando, sobretudo, estar alinhadas à essência da organização, ao seu negócio principal. Este é o raciocínio que norteia o conceito de Branding 3.0, apresentado por Fred Gelli, Diretor da Tátil Design, vídeo abaixo.

Claudia Coutinho


Um comentário:

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