domingo, 12 de julho de 2009

O glamour das estações do metrô de Moscou



Sabe aqueles lugares que, quando visitamos pela primeira vez, pegam-nos de surpresa e enchem-nos de admiração, deixando um gosto de deliciosa revelação?

Anos de ditadura comunista e isolamento pressupõem formas cinzas e frias, entretanto, Moscou é uma grata surpresa, principalmente quando exploramos o lado subterrâneo dessa misteriosa cidade, cheia de cores, sabores e luz.

A construção do metrô de Moscou teve início no ano de 1930. Com uma extensão de 256 km, possui atualmente 138 estações, sendo que as mais bonitas encontram-se no centro da capital. As colunas e esculturas foram primorosamente trabalhadas na riqueza dos detalhes e na preservação dos grandes eventos que marcaram a história da Rússia antiga e moderna. A construção profunda do metrô transformou-o num abrigo seguro durante os bombardeios aéreos na Segunda Guerra Mundial. A imensa profundidade da estrutura onde estão suas galerias explica a ausência quase total de escadas convencionais e o grande número de escadas rolantes.

O ambiente esbanja glamour e estética na riqueza dos mármores e dos lustres, na decoração, nos tetos bordados, nos medalhões, nos mosaicos, nas estátuas e nos brasões. Tem-se a impressão de estar circulando nos salões de um Palácio ou nas amplas salas de um Museu.

Para os que não conhecem, e aqui eu me incluo, um roteiro imperdível; para os que tiveram a oportunidade de visitá-lo, uma emoção, com certeza, inesquecível.
As 9 linhas do metrô são indicadas por cores diferentes, facilitando a orientação dos turistas. Funciona das 5:30h às 1:30h da madrugada e os intervalos entre cada trem são, geralmente, de 1 minuto nos horários de pico.
Se quiser fazer uma exploração, além das imagens no slide abaixo, visite http://engl.mosmetro.ru/
Uma ótima semana!
- Claudia Coutinho -



Nenhum comentário:

Postar um comentário