sexta-feira, 17 de julho de 2009

“Play Me, I’m Yours “ (Toque-me, sou teu)



Simplesmente adorável! Primeiro porque o piano é um instrumento magnífico, segundo porque andamos carentes de idéias que inspiram, que transformam, que modificam o ambiente, que proporcionam ao ser humano momentos lúdicos e únicos.

O projeto é do músico inglês Luke Jerram. Pianos foram espalhados nas cidades em todo o mundo, localizados em parques, zonas industriais, escolas, estações ferroviárias, bares, etc. O nome da campanha fala por si só “Play Me, I’m Yours “ (Toque-me, sou teu). Não precisa ser músico, basta aceitar o convite, sentar-se ao piano e mergulhar na experiência sonora que nossos impulsos proporcionam. A musicalidade flui, quem define o ritmo é a individualidade de cada um. Uma experiência rica e fascinante.

“Pianos distribuídos em diversas regiões da cidade interferem no cotidiano visual e sonoro do espaço público. Livre para a apropriação e manipulação por qualquer pessoa”. Assim o projeto é definido no site http://www.pianosderua.com.br/ , espaço para registro das diversas experiências. Os pianos agem como uma tela em branco, cujos contornos, cores e, claro, sons, vão tomando forma com a participação da coletividade, proporcionando uma reflexão das comunidades em que estão inseridos. Uma provocação, convidando o público a participar, interagir, trocar experiências e tomar posse do seu ambiente urbano.

Muitas experiências, com certeza, ficarão gravadas para sempre, como a de Ricardo, um morador de rua na cidade de São Paulo que nunca havia tocado um piano, apesar de sonhar um dia aprender tocar como Elton John. A partir da intervenção urbana de Luke Jerram para a mostra SESC de artes 2008, Ricardo pôde se aproximar do instrumento e o resultado pode ser conferido no vídeo abaixo...




A mostra que passou em São Paulo em outubro de 2008 foi tão boa que o idealizador resolveu deixar de presente um piano na Estação da Luz (imagem abaixo) por tempo indeterminado. O projeto continua pelo mundo. Para mais informações acesse
ou



Um ótimo fim de semana!
- Claudia Coutinho -

Nenhum comentário:

Postar um comentário